Protegendo os cabelos na praia ou piscina
Os cabelos ficam vulneráveis com as substâncias químicas da piscina e do sal marinho e com isso as escamas que formam a parte externa dos fios ficam abertas, deixando-os com um aspecto ressecado e quebradiço.
Os raios ultravioletas penetram no interior do fio (córtex), onde estão os pigmentos do cabelo, as pontas ficam desbotadas e o cloro da piscina que é o vilão maior, que deixam os loiros com uma cor esverdeada, mesmo os naturais.
Dicas para cabelos saudáveis:
Após um mergulho de mar ou de piscina, enxágue sempre os cabelos.
É aconselhável usar chapéu quando for se expor ao sol, principalmente aqueles com tecidos especiais com FPS (fator de proteção solar).
Evite usar em excesso secadores e chapinhas nessa estação.
Xampus, condicionadores e finalizadores para usar no verão devem conter ativos muito hidratantes.
Utilize máscaras reconstrutoras de uma a duas vezes por semana como hidratação e fórmulas manipuladas.
Procure usar filtros solares especiais para os cabelos, são substâncias que aderem aos fios e formam uma película protetora e que têm certa resistência à água.
É aconselhável que evite a realização de processos químicos no cabelo, tais como relaxamentos ou permanentes.
Evite também reflexos claríssimos e muita tintura, prefira reflexos mais suaves como as luzes espanholas e tonalizantes.
Máscaras capilares não devem ser utilizadas diariamente ou quando estiver na praia ou piscina. É engano das pessoas acharem que o produto irá proteger os cabelos.
Não amarre ou prenda cabelos úmidos eles ficam mais frágeis e causa danos à estrutura dos fios.
É necessário que tenha uma alimentação saudável para que seus cabelos fiquem mais saudáveis e bonitos, e também deixando eles mais fortes para suportar as agressões do verão.
Um aviso importante não deixe condicionador no cabelo para tomar sol ou em ocasião nenhuma. Condicionador, quando não é retirado totalmente dos fios, ao invés de hidratar, resseca. Prefira o leave-in, sem enxágue, pois são específicos para serem deixados no cabelo
Uma ótima opção para quem não tem tempo de fazer hidratações toda semana é fazer a plástica de fios, que é uma hidratação intensa, que dura de 2 a 3 meses .
Cuidando dos cabelos:
Cabelos virgens os que nunca receberam algum tipo de química tendem a ser oleosos na raiz, e a hidratação tem que ser mais suave e menos oleosa. Aplique o produto somente no comprimento e pontas.
Cabelos tingidos e com luzes perdem queratina no processo de pigmentação faça hidratação com reposição de queratina.
Cabelos afros tendem a serem ressecados nas pontas devido à sua forma, que dificulta o acesso a oleosidade do couro cabeludo, utilize produtos de alta nutrição, à base de óleo e emolientes.
Cabelos finos é uma hidratação intercelular o tratamento evita que os fios fiquem achatados e sem graça.
Cabelos oleoso não é recomendado hidratar todas as semanas o excesso de nutrição pode causar até danos ao couro cabeludo e queda.
Cabelos secos precisam ser hidratados toda semana. Faça a cada semana um tipo de hidratação uma mais oleosa e outra de reconstrução intercalando elas nas semanas
Ah e uma curiosidade sabe quando o cabelo claro ou com luses,fica esverdeado depois de um banho de piscina,pois isso acontece por causa do cobre dos canos que passa água pra piscina e tem uma solução de um copo de água e uma colher de vinagre que tira o esverdeado foi o que eu li.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Dez dicas sobre fotografia
1) Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9) Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
Assinar:
Postagens (Atom)