sábado, 22 de janeiro de 2011

Guia do protetor solar

Gostando ou não, moramos em uma das regiões mais ensolaradas do planeta. Janeiro é mês de férias e muito calor, então acabamos mais expostos às radiações solares. A maioria dessas radiações não são prejudiciais, mas temos que ficar atentos à quantidade e aos horários em que elas tem maior intensidade, para evitar colocar a pele em risco. É imporante lembrar que nada em excesso é bacana, principalmente o sol. E uma dica básica para protegê-la é nunca esquecer de usar protetor solar, até mesmo nos dias nublados.

Porém, escolher o protetor solar não é tarefa simples, e usar o da amiga não é a solução, porque cada tipo de pele exige um cuidado diferente. O protetor solar ideal precisa agir contra os raios UV A e B, resistir à água e à transpiração e não pode provocar irritações ou o aparecimento de acnes, por isso as peles mais oleosas precisam de protetor solar em gel, livres de óleo. Já as peles mais secas, podem ser protegidas com loções cremossa, que vão hidratar. E se sua pele é sensível, dê preferência aos produtos sem fragância, corantes e livres de ácido PABA. E quanto maior o FPS (fator de proteção solar), melhor. Ex: FPS20, 20 é o número de vezes que sua pele vai estar protegida dos raios solares.

A Associção Brasileira de Defesa do Consumidor testou dez marcas de protetores e apenas dois foram aprovados:



O L'Óreal Solar Expertise foi considerado o melhor do teste e o Cenoura & Bronze foi dado como a escolha certa.
(Os preços variam de acordo com o FPS)


Os reprovados: Avon Sun, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, La Roche-Posay, Natura Fotoequilíbrio,
Nívea Sun Loção Solar Protetora e Sundown Suncomplex.

Foram analisados rotulagem, composição, desperdício, irritabilidade, hidratação, proteção (UVA e UVB), resistência e teste em uso. A maioria foi reprovada por apresentar um ingrediente proibido em diversoso países, o benzophenone-3. Também não mostraram resistência à água e proteção após uma hora de uso em exposição solar. O protetor da Natura foi o que provou melhor hidratação e o Banana Boat foi o único a provocar irritação e vermelhidão em algumas voluntárias.

Muitos ítens de maquiagem também possuem FPS e o ideal é dar preferência à eles.
Vamos aproveitar que o ano está apenas começando e tornar o uso do protetor solar um hábito diário.

Salvando as madeixas




A minha dica de hoje é uso do Bepantol para cabelos ressecados. Pra quem não sabe, o Bepantol é na verdade um medicamento usado para cuidar de assaduras e rachaduras na pele de bebês e adultos, também é encontrado em pomada e recomendado para cuidados com tatuagens recentes.
Muitas pessoas acham estranho como que um remédio para assaduras e para a pele pode ser bom para o cabelo: é que o Bepantol é composto basicamente de vitamina b5 que tem o poder de regenerar. Várias meninas já usaram e aprovaram, podem usar com segurança. Detalhe importante: o bepantol é oleoso, então se seu cabelo for desse tipo, o Bepantol pode piorar um pouco a situação.
Você encontra em farmácias e drogarias, e seu preço varia de 5 à 10 reais.

A hidratação é feita da seguinte forma:
- 5ml de Bepantol líquido
- 2 colheres de sopa de açucar (mascavo ou cristal de preferência)
- 3 colheres de sopa do creme que você escolher.

Misture todos os ingredientes em uma tigela não metálica e aplique nos cabelos lavados. Massageie o couro cabeludo e os cabelos, deixe agir por 40 minutos. Enxágue e penteie como de costume. Se seus cabelos estiverem muito danificados, acrescente a mistura 1 colher de sopa de queratina líquida e use touca térmica. Para aumentar os resultados da hidratação faça uma escova usando algum produto termo-ativador ou defrizante.

Ps: A quantidade dos ingredientes para a hidratação varia de acordo com o quanto você quer fazer. Se seu cabelo for curto, use metade do indicado para cada produto.

Diquinha dada pela Bruna do blog depois dos quinze