quinta-feira, 10 de março de 2011

Medo



Eu sinto vontade de falar do que já passei para aprender certas coisas, de afirmar do quanto ainda sou nada perto do mundo (sem que pareça um drama) e de ouvir histórias sobre a vida das pessoas. Meus ouvidos não possuem limites na vontade de escutar quem quer ser escutado. Tenho medo de falar de mim a ponto de ser patética, desmoronar em lágrimas e ver o ouvinte tão espantado ao ponto de me achar ridícula. Eu sei que a sinceridade nunca é e nem nunca será ridícula. Mas quantas pessoas nesse mundo querem ouvir coisas sinceras? Tenho medo de descobrir a resposta.




Medo que a minha sinceridade soe como a coisa mais irritante do mundo para as pessoas com que mais quero ser sincera. Vontade de falar da minha vida, deixar todas as minhas infantilidades visíveis, mostrar minhas opiniões impertinentes, destacar fatos marcantes dos meus dias, levantar minhas dúvidas de quem não sabe nada sobre o mundo sem que eu seja vista como uma medíocre desprezível. Tenho medo que as pessoas estranhem quando descobrirem que eu não quero ser incrível para alguém e sim ser a aprendiz que mais quer aprender tudo nesse mundo. Quero ser apenas eu na forma mais imperfeita e transparente possível sem ter medo de decepcionar por ser quem eu sou.



Tenho medo de acreditar nas verdades falsas e nas mentiras ocultas, de sobreviver em função das pessoas erradas e deixar de viver com as certas. Tenho medo de parar de usar meu coração. Eu tenho medo de me mostrar para um mundo sem ter conhecido bem ele antes. Eu tenho medo de me tornar invisível ou visível demais. Eu tenho medo de falar com pessoas que desejam que eu seja muda. Medo aparecer para pessoas que desejam o meu sumiço. Medo de mostrar meus problemas para quem acha que minha inexistência é a solução. Tenho medo e sou a maior medrosa assumida que conheço. Pelo menos não tenho medo e vergonha de admitir tudo isso


A limpesa ideial para o seu tipo de pele.




Nossa pele possui sua própria ação de limpeza, que é resultado da renovação das células da epiderme (superfície), mas às vezes ela precisa de uma ajudinha pra se manter saudável e bonita. A limpeza não é importante apenas para a remoção dos resíduos acumulados, mas também para ajudar na penetração dos produtos de beleza, como hidratantes, filtro solar, fórmulas contra acne, etc. Cada tipo de pele precisa de um cuidado especial na hora da higiene:




PELE OLEOSA



É o tipo de pele que requer mais cuidado na sua limpeza, o que não quer dizer que devam ser lavadas em excesso, pois o uso de sabonetes retira a proteção natural e isso estimula as células a produzirem mais óleo, o famoso efeito rebote. O mesmo vale para o uso de adstringentes, o melhor é que seja usado dia sim, dia não. A pele oleosa possui poros mais dilatados e isso acumula sujeira, fazendo com que apareça cravos claros e escuros, por isso precisa ser limpa duas vezes ao dia com água fria ou morna e sabonete para pele oleosa. O importante é o uso de produtos que reduzam ou absorvam a oleosidade, evitando a obstrução dos poros. Se você tem esse tipo de pele, não se sinta mal, pois a pele oleosa envelhece duas vezes mais devagar que os outros tipos de pele. O óleo retarda o aparecimento das futuras rugas.




Sabonete Cetaphil – Sabonete Clean&Clear – Sabonete Actine



PELE NORMAL



A pele normal tem textura delicada, saudável, suave. Apresenta boa elasticidade e produz gordura natural em quantidade certa. Os poros são pequenos e pouco visíveis. A pele normal é clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas. Sua limpeza é simples e deve ser feita uma vez por dia para retirar os resíduos acumulados, priorizando o uso de sabonetes neutros seguidos de um bom hidratante. Cuidado: com o passar dos anos, a tendência desse tipo de pele é tornar-se seca.







Sabonete Dermotivin – Hidratante Nívea Body



PELE SECA



É uma pele com característica seca, opaca, fina e sensível. Tem aparência áspera, sem brilho e pouca elasticidade. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas. Exige muita atenção, tanto na limpeza, onde se deve dar preferência aos leites de limpeza e sabonetes neutros. Sabonetes comuns tendem a ressecar ainda mais a pele. Na hora de tonificar, não use loções a base de álcool ou adstringentes.



Leite de limpeza Belladona – Leite de limpeza L’Òreal – Sabonete neutro Adcos



PELE MISTA



A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de sebo. Na chamada zona T (testa, nariz e queixo) os poros são dilatados e a pele possui espessura fina, cor rosada e tende a apresentar rugas finas e precoces. Já nas regiões mais secas ela tende a descamar e apresenta características de desidratação. Então, além da retirada do óleo, o cuidado é dobrado porque ela também precisa ser hidratada. O ideal é o uso de sabonetes suaves, como os de erva-doce.



Sabonete liquido Davene – Loção de limpeza Natura